Notícias

PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

Constantemente ouvimos falar em planejamento empresarial, planejamento tributário, planejamento de carreira, mas você já ouviu falar em planejamento previdenciário?

Obter a aposentadoria é, não só o sonho de muitos brasileiros, mas também uma necessidade de manter uma boa e digna qualidade de vida. Contudo, muitas pessoas, por falta de planejamento, acabam por dificultar ou, até mesmo, terem o seu pedido de aposentadoria indeferido no INSS. Ou ainda, pagar valores muito elevados e desnecessários para a obtenção da aposentadoria. Fazer um planejamento de aposentadoria é fundamental para todos, não importando a sua classe social ou cargo.

O Planejamento de Aposentadoria nada mais é do que uma profunda análise de todos os dados previdenciários do indivíduo, tais quais, idade, tempo de contribuição, tipo de atividade, entre outros, com a finalidade de se obter o melhor benefício possível. O cruzamento de dados permite que o segurado tenha conhecimento de todas as opções de aposentadoria, as vantagens e desvantagens de cada uma delas, buscando e planejando, desde o início, qual é a melhor opção para o seu caso específico.

oA verdade é que o brasileiro tem o infeliz costume de “deixar tudo para a última hora” e quando se fala em aposentaria, não é diferente. Muitos começam a pensar nesse benefício somente quando estão próximos de completar os requisitos, seja idade, seja tempo de contribuição, mas essa prática de “deixar para se preocupar depois” pode ocasionar prejuízos financeiros irreparáveis.

No entanto, quando a pessoa antecipa o planejamento da sua aposentadoria, ela contribui com o valor correto, ela evita o prejuízo financeiro advindo de se aposentar antes ou depois do tempo ideal e, assim, possui a certeza de que irá se aposentar com o melhor e mais rentável benefício possível, por meio de uma análise intrínseca de seu caso.

Por falta de informação, muitas pessoas nem imaginam que possuem o direito de se aposentar, como, por exemplo, homens de 65 (sessenta e cinco) e mulheres de 60 (sessenta) anos de idade que, apesar de não estarem trabalhando atualmente, já laboraram por um período de 15 (quinze) anos. Obviamente, não é de se espantar que o INSS negue o referido direito, provocando inúmeras demandas judiciais.

Também é muito preocupante a situação dos segurados autônomos, pois é extremante comum que eles não estejam contribuindo ao INSS ou, até mesmo, contribuindo de forma errada, como aqueles que recolhem sobre dois salário mínimos, com a falsa ideia de que, futuramente, irão se aposentar com dois salários mínimos. Assim, como toda a classe trabalhadora, os autônomos também precisam de um bom planejamento para que possam adequar as contribuições a uma renda desejada.

O ideal seria que, aos 35 anos de idade, o segurado já pudesse obter uma projeção do valor de sua aposentadoria, por meio de reajustamento do valor da contribuição, verificação do tempo que falta para se aposentar, perspectivas salariais, melhor data e regra para solicitação da aposentadoria, enfim. Mas, ainda que falte apenas 10 (dez) ou 5 (cinco) anos para adquirir o benefício, é possível buscar uma situação mais rentável, ou mesmo economizar valores no pagamento da previdência.

Portanto, como tudo na vida, quanto melhor for o planejamento, melhor será o resultado final. Ter um panorama geral previamente é a chave para a obtenção da melhor condição de aposentadoria possível para cada caso. Assim, o ideal é procurar um advogado especialista no assunto para avaliação da melhor estratégia a fim de se requerer o benefício com segurança.

Procure um Advogado com capacidade de fazer esses cálculos e te ajudar a planejar seu futuro. Vale muito a pena. Afinal, merecemos !!!!!!