Notícias

O QUE FAZER SE BILHÕES DE REAIS "APARECEREM" OU "SUMIREM" DA SUA CONTA?

Imagine que de repente apareçam R$ 250 bilhões em saldo positivo na sua conta bancária. Ou que um rombo de R$ 5 bilhões surja do nada, transformando você em um devedor com uma conta salgada para pagar. Os exemplos são extremos, mas aconteceram recentemente nos Estados Unidos.


Para alívio dos correntistas, contudo, tanto o mega saldo bilionário quanto o tremendo déficit bancário foram enganos de bancos e terminaram corrigidos sem prejuízo aos clientes.


Tais situações são raras devido ao elevado nível de camadas de segurança física e digital do setor financeiro, seja nos Estados Unidos ou no Brasil, mas podem ocorrer por falha técnica ou mesmo eventual ataque cibernético.


No entanto, ainda que as situações sejam raras, importante se faz saber quais as medidas a serem tomadas, algumas delas são: guardar o extrato; procurar o gerente da conta para obter informações sobre o ocorrido, considerando que se houver algum erro, este deve ser corrigido e indenizado em casos de prejuízos ao cliente; não gastar o dinheiro; evitar ter as senhas de aplicativos bancários salvas no celular.


Importante frisar ainda que, se o saldo bancário foi inflado ou murchado por dígitos a mais ou a menos, o mais provável é que se trate de um erro operacional do banco, sendo que, nesse tipo de situação a instituição financeira tem liberdade para corrigir a falha sem autorização do cliente.


Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/07/05/o-que-fazer-se-aparecer-ou-sumir-dinheiro-da-conta-bancaria.htm.