NÃO FIZ PROVA DE VIDA ESSE ANO, MEU BENEFÍCIO PODE SER SUSPENSO?
Segundo a Lei 14.199, a obrigação de prova de vida está suspensa até 31/12/2021 em razão da pandemia COVID 19.
Entretanto, desde a Portaria 1.299, de maio de 2021, o INSS determinou a retomada do procedimento.
Na prática, de junho a setembro de 2021 muitos benefícios foram bloqueados/suspensos por falta de prova de vida.
Se houve o bloqueio do pagamento do benefício, procure a instituição financeira e realize a prova de vida, devendo o banco liberar o pagamento automaticamente.
Caso não consiga, é possível solicitar pelo MEU INSS o procedimento “Realizar Prova de Vida (Situações Excepcionais Não Resolvidas Pelo Banco)”.
Esse atendimento será presencial e pode ser feito por quem esteja com o benefício suspenso ou cessado por falta de prova de vida ou para beneficiários com idade igual ou superior a 80 anos que não pretendem realizar a prova de vida no banco.
Se alguma parcela do benefício não for liberada pelo banco ou pelo INSS, é possível requerer a liberação pelo MEU INSS no serviço: “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”. Esse atendimento será à distância.
Se você está recebendo benefício no INSS, fique atento ao aplicativo MEU INSS, a maioria dos segurados já conseguem fazer a prova de vida de seu celular, por biometria facial.
Mantenha-se informado, e não corra o risco de ter seu benefício suspenso e cessado posteriormente.