Notícias

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO LIDERA RANKING DE RECLAMAÇÕES

O empréstimo consignado se tornou o serviço financeiro com maior número de reclamações no país. No primeiro trimestre deste ano, a modalidade foi a que teve o maior número de queixas procedentes no levantamento do Banco Central.


Do total de 26.700 registros contra bancos e financeiras, 6.798 são referentes à oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada. Ou seja, o empréstimo correspondeu a 25,5% do total.


Entre as reclamações estão empréstimos não autorizados, cobrança por produtos que não foram contratados e descontos indevidos na folha de pagamento.


Algumas dicas para não ter dor de cabeça: Bloquear o benefício para realização de empréstimo consignado; cadastro no “não perturbe”; reclamação no Consumidor.gov.br e no Procon; boletim de ocorrência; ação judicial; não contratar empréstimos por telefone; nunca dar seu CPF nem o número do cartão do INSS para quem quer que seja; ler com atenção cada documento antes de assinar; se algum dinheiro não esperado aparecer em sua conta, veja a origem e entre em contato com a instituição para devolver o valor recebido; monitorar os valores da aposentadoria e do empréstimo consignado no site Meu INSS.


Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/24/emprestimo-consignado-lidera-ranking-de-reclamacoes-veja-dicas-para-nao-cair-em-armadilhas.ghtml.