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EM TEMPOS DE PANDEMIA E BLACK FRIDAY, COMO SE PREVENIR DAS FRAUDES?

 A Black Friday de 2020 acontecerá no dia 27/09, no entanto, neste ano, devido a pandemia é esperado que as tão famosas filas em centros comerciais sejam substituídas por compras online.


Tendo em vista esta mudança, é importante que o consumidor se atente para evitar a ocorrência de fraudes. Algumas maneiras de se proteger são: comprar em sites confiáveis, desconfiar do tamanho do desconto, ficar atento aos dados pedidos no momento da compra e evitar comprar por boleto, preferenciando o internet banking.


Todavia, embora tomados todos os cuidados possíveis, ainda assim o consumidor for vítima de fraude, tendo alguma quantia financeira extraída da conta é necessário que este entre em contato com o banco ou operadora de cartão de crédito para solicitar o estorno ou bloqueio do pagamento.


As instituições financeiras e os fornecedores do cartão de crédito respondem objetivamente por danos causados pelas fraudes cibernéticas, ou seja, são responsáveis por restituir ao consumidor o prejuízo sofrido. Esse entendimento já está pacificado no âmbito dos Tribunais Pátrios, haja vista serem aqueles os responsáveis pela segurança na prestação de serviço.


Fontes: http://www.coad.com.br/busca/detalhe_16/2409/Sumulas_e_enunciados


https://jovempan.com.br/noticias/brasil/vendas-pela-internet-podem-facilitar-fraudes-na-black-friday-veja-como-evitar.html


https://www.jusbrasil.com.br/


https://migalhas.uol.com.br/quentes/330358/banco-deve-indenizar-correntistas-por-fraude-via-internet-banking