Notícias

DIÁLOGO COMPERIRTIVO NAS LICITAÇÕES

Diálogo competitivo é a modalidade licitatória que tem como objetivo oferecer soluções para as contratações complexas da administração pública através do diálogo com a iniciativa privada. Assim, o diálogo se estende até que seja definida a solução mais adequada à situação e por fim, a Administração seleciona a proposta mais vantajosa de acordo com os critérios estabelecidos no edital de contratação.
Essa nova modalidade será aplicada a objetos que envolvam inovação técnica e tecnológica e alta complexidade, nos quais a Administração necessita do envolvimento de profissionais do mercado para identificar as soluções técnicas existentes e, então, definir as especificidades a serem contratadas.
O diálogo competitivo traz como vantagem a possibilidade de melhor instruir a Administração quanto ao entendimento das melhores alternativas para solução das suas necessidades, assim como dos riscos envolvidos na contratação pretendida e maior conformidade entre os interesses da Administração e as possibilidades oferecidas pelo mercado, favorecendo a construção de soluções mais pertinentes às expectativas do órgão público.