CONTRATOS. POR QUE CONSULTAR UM ADVOGADO ANTES DE ASSINAR UM CONTRATO DE LOCAÇÃO?

Não há obrigatoriedade legal em contratar um advogado para redigir ou revisar seus contratos, mas contar com o apoio técnico de um profissional da área é fundamental.
Algumas pessoas ainda relutam em contratar um advogado na hora de elaborar um contrato; buscam modelos na internet ou até mesmo nem chegam a formalizar um instrumento contratual e tratam de negócios na informalidade, por e-mails e até por mensagens de WhatsApp.
Contar com o trabalho de um advogado demonstra profissionalismo, clareza no tratamento do negócio ajustado entre as partes, organização, seriedade e com certeza garantirá direitos e obrigações para ambas as partes. Na hora de locar ou alugar um imóvel, é imprescindível que um advogado faça a intermediação pela análise do contrato, que pode conter cláusulas que prejudique futuramente a parte.
Em muitas situações o contrato já vem apresentado por uma das partes do negócio jurídico e ao tentar interpretar este contrato, é comum a pessoa não conseguir compreender uma ou mais cláusulas, ou dar a elas interpretação equivocada, pela dificuldade em entender termos jurídicos, mas a compreensão técnica de cada detalhe é fundamental, pois no futuro, a falha desse serviço poderá acarretar problemas.
Ainda que você disponha de tempo extra para se dedicar a elaboração de um contrato, você provavelmente saberá muito menos que alguém que teve formação jurídica extensa e possui experiência na área.
O advogado é o profissional mais adequado para estar ao seu lado neste momento. Ele irá explicar e orientar sobre as consequências jurídicas daquilo que se encontra escrito. Isso vale tanto para o contrato que você precisa redigir quanto para o contrato que você recebe para assinar e deve revisar.