Notícias

COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DAS TARIFAS BANCÁRIAS QUE ABRANGEM OS SERVIÇOS PRIORITÁRIOS E PACOTES PADRONIZADOS

A fim de verificar a evolução das tarifas bancárias, o Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP, fez um estudo comparativo das tabelas de serviço das instituições financeiras.


Na pesquisa, o comparativo quanto aos Serviços Prioritários foi possível constatar que a maior diferença em 25.05.2021, quanto a “Compra de moeda estrangeira – cheque viagem” enquanto um determinado Banco cobrava o valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) o outro cobrada R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), uma diferença de 900% (novecentos por cento).


Ainda, as instituições financeiras devem disponibilizar em locais públicos os pacotes padronizados de serviços prioritários, para melhor analise do consumidor. Entre esses pacotes oferecidos pelos Bancos existem diferencias entre os serviços prestados, encontrou-se o percentual de 50,48% de diferença entre o maior e o menor valor cobrado.


Essa comparação de preços é fundamental para que o consumidor opte pela Instituição financeira que melhor lhe atenda, desse modo, pode ainda verificar se utiliza os serviços postos a disposição, pois não havendo a utilização não há necessidade de contratação, podendo utilizar apenas os gratuitos.


Fonte: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/Relat_Tarifas_2021.pdf