Notícias

5 MUDANÇAS IMPORTANTES PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS EM 2020

Aposentados, pensionistas ou quem recebe algum tipo de benefício como BPC ou auxílios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem ficar atentos as mudanças neste ano de 2020:


1 - Mudança de pagamento com cartão


 A partir deste anos todos os novos pagamentos serão feitos automaticamente por cartão magnético. Esse cartão terá as mesmas funções de um cartão de débito, e o segurado não será mais obrigado a abrir uma conta-corrente em um banco.


2) Novo jeito de fazer Prova de Vida sem sair de casa


Já está sendo implantando de forma definitiva o recadastramento da (prova de vida) por biometria em 2020, que será feita por meio da impressão digital do beneficiário, sem precisar sair de casa.


A nova função será disponibilizada no aplicativo Meu INSS.


3) Mudança no atendimento por telefone


Os pedidos de Certidão para saque de PIS, PASEP e FGTS deverão ser feitos exclusivamente pelo telefone 135.


Da mesma forma, os cidadãos também não devem se dirigir às agências para atualizar dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF) e pedir cópia de processo, ambos no caso de titular falecido. Todos esses serviços estão disponíveis apenas pela Central de Atendimento 135. 


4) Atualização de dados


Os aposentados e pensionistas, devem manter seus dados de contato, como endereço, telefone e e-mail, sempre atualizados junto à instituição. A atualização pode ser feita através do Meu INSS (gov.br/meuinss) ou da Central Telefônica 135.


5) Aumento | Novo valor dos salários pagos pelo INSS


Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS começarão a receber o novo salário mínimo de R$ 1.045 a partir da folha de pagamentos de fevereiro, cujos depósitos terão início no dia 19 do mês que vem.


Com o reajuste, o teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser de R$ 6.101,06